Começou ontem em Winchester, no Reino Unido, uma experiência comercial de serviço de acesso à Internet em banda larga através da rede eléctrica. A Southern Electric pretende concorrer com os serviços ADSL e de cabo e oferece velocidades até 1 Mbps, por uma mensalidade de 29,99 libras por mês, o equivalente a 43,2 euros.

A tecnologia Powerline Communication (PLC) tinha já sido testada na rede da empresa na Escócia, chegando agora à cidade inglesa de Winchester, onde a Southern Electric espera ter várias centenas de utilizadores residenciais e empresariais até ao final deste ano. Em comunicado, Keith Maclean, director da área de telecomunicações da companhia eléctrica afirma-se confiante no sucesso da tecnologia face às vantagens que esta apresenta relativamente a outros acessos à Internet em banda larga.

A empresa destaca principalmente os argumentos da velocidade e portabilidade, assegurando que para além da velocidade de download aumentada, foi também garantida uma maior rapidez no upload de informação, o que facilita a navegação web e também o envio de informação por FTP ou email de forma mais rápida.

A ligação está disponível em qualquer tomada eléctrica da casa ou escritório, à qual deverá ser ligado o modem disponibilizado pela empresa, o que garante uma enorme flexibilidade.

A Southern Electric tinha já testado o PLC nas cidades escocesas de Crieff e Campbeltown, mantendo ainda uma experiência comercial em Stonehaven. A empresa tenciona agora alargar o âmbito do serviço a outras cidades no Reino Unido.

Notícias Relacionadas:

2003-02-10 - Estados Unidos testam banda larga em rede eléctrica