O Barreiro tornou-se, a partir de hoje, numa cidade com cobertura 5G, dando um passo em frente no conceito das Smart Cities. A NOS foi a operadora responsável pela cobertura de quinta geração, introduzindo novos sistemas de monitorização da mobilidade urbana, usando recursos de analítica de vídeo através das ligações 5G.
A autarquia vai gerir os resíduos urbanos da cidade através de uma solução inteligente, assente na nova rede móvel, tornando possível a recolha e monitorização de dados relevantes ao processo, assim como a instrumentalização de parte da frota de viaturas para recolha de biorresíduos da cidade. Numa solução implementada pela NOS, o município monitoriza agora a mobilidade urbana, através de uma solução referida como pioneira, com recurso a analítica de vídeo sobre 5G, numa das áreas mais movimentadas da cidade. O objetivo é fazer uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, através da análise do tráfego em tempo real.
"O 5G da NOS é hoje uma realidade com que as autarquias portuguesas podem contar para acelerar decisivamente o seu processo de transição digital e responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros, dos seus cidadãos", salienta Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.
A apresentação da Cidade 5G do Barreiro realizou-se hoje junto ao Edifício da StartUp (Parque Empresarial da Quimiparque). Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro destaca o espaço, que antes tinha muros à volta e inacessível para quem não pertencia à fábrica, e agora o seu trabalho tem sido levar a cidade ao "encontro da fábrica e derrubar muros". Salienta ainda o passo na transformação da digitalização, da informação, assim como a transformação da vida das pessoas.
Os contentores e camiões de recolha de resíduos biológicos passam a ser monitorizados, sendo ainda otimizado o sistema de recolha, assim como a redução dos custos das operações. Foram instalados sensores nos contentores, que indicam o nível de enchimento. No início da recolha, os veículos recebem a rota otimizada para os contentores que necessitam de serviço. Nesse sentido, o 5G permite poupar 20% de combustível, mas também uma melhor gestão dos veículos e equipas. Os cortes nos custos operacionais podem superar os 40%, numa estimativa que tem como base soluções já implementadas em outras localidades.
A NOS destaca ainda a tecnologia de vídeo analítica usando o 5G como pioneira e numa primeira fase, o Barreiro terá o sistema instalado na ligação da Avenida Parque da Cidade à Praceta Arsénio Duarte. Um sensor de imagem com capacidade de vídeo-analítica e conectividade 5G, vai permitir a monitorização de tráfego, gerando dados relevantes, tais como a contagem de veículos pela sua tipologia, a contagem de peões e a monitorização dos fluxos pedonal e rodoviário, explica a empresa. Com os dados, o sistema permite definir alarmes, baseando-se na deteção de situações irregulares, sejam veículos em contramão, ultrapassagens em traços contínuos, inversões de sentido de marcha em locais proibidos, travessias de peões fora da passadeira ou o uso indevido da faixa da ciclovia, para dar alguns exemplos.
A tecnologia garante a capacidade de processamento local, nomeadamente os sensores de imagem. Assim, o sistema não grava imagens, vídeos ou áudio, sendo o tratamento feito de forma anónima. O sistema vai permitir no futuro detetar incêndios e cheias, contabilizar os carros ou lugares nos parques de estacionamento, detetar intrusos de forma automática em zonas de acesso restrito, contentores do lixo que foram abertos ou mesmo, se existe acumulação de detritos em redor dos contentores.
O Barreiro junta-se assim a outras autarquias que já receberam soluções 5G, como a Albufeira, Seixal, Lagoa e Vila Nova de Famalicão, tornando-se cidades inteligentes. A gestão urbana inteligente e sustentável é um dos enfoques comuns. Mas também as salas de planeamento e controlo, assim como plataformas integradoras. Em Águeda foi introduzido um sistema de rega inteligente e no Seixa uma solução de gestão de resíduos.
Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 18h36.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários