A Bélgica vai atribuir 11,2 milhões de euros para pilotos 5G. Cada projeto de utilização inovador receberá pelo menos 250 mil euros. As candidaturas têm de ser apresentadas até 30 de junho de 2024.

O convite à apresentação de projetos que deem resposta às necessidades da sociedade belga está aberto a todas as entidades jurídicas de direito belga, incluindo as autoridades públicas, como serviços policiais, de bombeiros ou hospitais. Também podem candidatar-se entidades jurídicas estrangeiras de outros Estados-membros da União Europeia que exerçam atividades na Bélgica.

O orçamento disponível nesta ronda de concessão de subvenções é de 11,2 milhões de euros. Cada projeto receberá no mínimo 250 mil euros conforme o Regulamento (UE) n.º 651/2014, explica o governo belga.

Do 5G à digitalização das empresas: o que a Europa tem de fazer para cumprir as metas da Década Digital
Do 5G à digitalização das empresas: o que a Europa tem de fazer para cumprir as metas da Década Digital
Ver artigo

Serão apenas considerados os projetos mais qualitativos e relevantes com base em critérios como a maturidade do projeto, o seu caráter inovador, o contributo para a sensibilização geral para o 5G e sustentabilidade. Além disso, as iniciativas devem promover uma melhor prestação de serviços, um funcionamento mais eficiente ou outros efeitos e utilizar inteligência artificial.

A vice-primeira-ministra, Petra De Sutter, disse à imprensa local que, embora a cobertura 5G na Bélgica já tenha atingido 60% da população, existe uma lacuna no que diz respeito às implantações 5G relacionadas com as empresas. Esta nova chamada à apresentação de candidaturas visa precisamente estas organizações, explica o Observatório Europeu do 5G.

No início deste ano, o governo belga anunciou os oito projetos que beneficiarão da anterior ronda de financiamento. Estes abrangem domínios como a indústria, a saúde, o sector marítimo e a segurança pública e visam melhorar a eficiência, a segurança, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

Portugal está na linha da frente de cobertura e velocidade no 5G mas Berlim ganha na qualidade de experiência
Portugal está na linha da frente de cobertura e velocidade no 5G mas Berlim ganha na qualidade de experiência
Ver artigo

Entre os projetos beneficiados na segunda ronda, já neste ano, está o denominado 5G-SafeAlert, que utilizará dados de velocidade, aceleração e direção, tanto de ciclistas como de tráfego motorizado, para assinalar possíveis riscos de incidentes e enviar avisos aos condutores. Outro projeto, o 5G Health, centrar-se-á no teste, implementação e partilha de casos de utilização 5G valiosos num ambiente hospitalar real, incluindo cuidados de saúde remotos e formação.

Na primeira ronda, em 2023, foram atribuídos 20 milhões de euros a 21 projetos-piloto.