Perto de 1,22 milhões de portugueses possuem mais de um cartão de telemóvel, o que perfaz um total de 16,3 por cento dos indivíduos que detêm este tipo de equipamentos em Portugal com idades acima de 9 anos, divulgou a Marktest. Os valores apurados pela empresa de estudo de mercado não mostram porém se a pluralidade de cartões se refere à utilização de diferentes redes.



Os dados recolhidos pela empresa de estudos de mercado mostram que, ao longo do trimestre móvel de Outubro deste ano, cerca de 84 por cento dos inquiridos que possuem telemóvel afirmaram que detinham apenas um cartão SIM, enquanto 13,2 por cento responderam ter dois cartões e 2,5 por cento referiram ter três. Por outro lado, a percentagem de utilizadores que afirmou ter mais do que três cartões fixou-se nos 0,6 pontos percentuais.



Na distribuição por sexos verifica-se que é entre os homens que a taxa de penetração de cartões assume valores mais elevados, com o Barómetro de Telecomunicações a contabilizar 20,1 por cento das respostas enquanto entre as mulheres apenas 12,5 por cento afirmam ter mais de um SIM.



Na variável "faixa etária" são os jovens que se destacam, com 24,8 por cento dos indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos a referirem ter mais de um cartão para telemóvel. Os jovens dos 15 aos 24 anos, nas mesmas condições, perfizeram 23 por cento das respostas afirmativas.



A Marktest apurou que o Interior Norte é a região de maior concentração de indivíduos com telemóvel com mais de um SIM (19,6 por cento), seguida do Litoral Centro (17,4 por cento) e da Grande Lisboa (17,3 por cento). Por outro lado, as ilhas ocupam o último lugar da tabela, com 8,6 por cento de respostas afirmativas.



Em relação à distribuição por classes sociais, os valores mostram que a taxa de penetração de vários cartões, por indivíduo com telemóvel, é superior nos escalões mais elevados - 19,2 por cento na classe média e 18,5 por cento na classe alta.

Notícias Relacionadas:

2006-09-22 - Popularidade dos telemóveis é maior entre os jovens

2006-09-01 - Mais de um milhão de portugueses já mudou de operador móvel