Os dados relativos ao ano de 2020 foram partilhados pela Anacom, o regulador do mercado de comunicações, que indicam que 5,6 milhões de alojamentos tinham acesso a redes de alta velocidade, sendo 5,4 milhões em fibra ótica. Segundo a informação partilhada, 73,6% das famílias tinham no final do ano subscrições de serviços de alta velocidade em local fixo, o que significa que têm acesso à internet de alto débito.

O crescimento do número de alojamentos cablados é de 4,9% face a 2019, superior ao registado em 2019. Recorde-se que no ano passado a Altice reforçou a sua estratégia de implementação da rede de fibra ótica, chegando a 5,3 milhões de casas e antecipando metas que tinha definido.

O maior crescimento registou-se mesmo na ligação de fibra ótica, que aumentou 9,1% face a 2019 e que tem agora uma cobertura de 85,6%. As redes de cabo só aumentaram 0,1% e chegam agora a 3,8 milhões de alojamentos, com uma cobertura de 59,4%.

O regulador do mercado indica que a cobertura das redes de alta velocidade foi de 88,5%, mais 4,1 pontos percentuais do que no final de 2019. Numa análise por regiões, a cobertura em Lisboa e nos Açores foi superior à média. Mas há novidades para uma maior equidade no território. "De realçar o crescimento do número de alojamentos cablados verificado no Centro (+8,8%), Madeira (+8,5%), Algarve (+7,8%) e Alentejo (+5,3%), regiões onde a cobertura de redes de alta velocidade se aproximou da média nacional, reforçando-se assim a coesão territorial".

Em termos de utilização das redes, o número de assinantes de serviços de internet de alta velocidade também cresceu. 73,6% das famílias subscrevem os serviços, em percentagens mais elevadas em Lisboa (90,3%), Açores (83%) e Madeira (81,9%), ficando acima da média de Portugal. O Alentejo é a região com menor percentagem de assinaturas destes serviços, só 52,7%.

No final de 2020, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo atingiu os 3 milhões, mais 9,3% do que no mesmo período do ano anterior. Pelo menos 8 em cada dez novos clientes de redes de alta velocidade contrataram um serviço suportado em redes de fibra ótica (FTTH).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.