O envelhecimento da população levou a Comissão Europeia a adoptar um novo plano denominado "Ageing Well in the Information Society", ou "Envelhecer bem na Sociedade de Informação". A medida hoje anunciada é acompanhada de um programa de investigação para a área das tecnologias de informação e comunicação orçamentado em mil milhões de euros.




O objectivo da medida é melhorar a vida dos indivíduos mais idosos - seja em casa, no trabalho ou em sociedade - tornando possível o alargamento do tempo no activo destes cidadãos e a sua independência.




Para a Comissão Europeia este plano vai acartar três grandes benefícios para a região, nomeadamente o aumento da qualidade de vida e da participação social dos idosos, novas oportunidades de negócio para a indústria e mais e melhores serviços sociais e de saúde.




A comissária europeia para a sociedade de informação, Viviane Reding, afirmou que esta é uma "oportunidade económica e social" que originará "produtos e serviços novos e mais acessíveis que responderão às necessidades dos mais idosos".




De acordo com os dados publicados pelo executivo comunitário, em 2020, 25 por cento da população europeia terá mais de 65 anos. Os gastos em reformas e em planos de saúde deverão aumentar entre quatro a oito por cento do PIB nas próximas décadas, sendo por isso importante criar estruturas que permitam aos cidadãos mais idosos permanecerem activos durante mais tempo.




Actualmente, apenas 10 por cento dos utilizadores mais velhos utilizam as novas tecnologias. As dificuldades auditivas, de visão e de movimentos são as principais causas de frustração dos utilizadores que acabam por não apostar na sociedade de informação.




Notícias Relacionadas:

2007-04-11 - e-inclusão cria novos desafios para o futuro da Sociedade da Informação em Portugal

2005-02-02 - Viviane Reding desvenda novas prioridades para Sociedade da Informação até 2010

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.