A Wi-Fi Alliance certificou o primeiro grupo de produtos segundo um novo método simplificado de configuração para redes wireless domésticas.



O Wi-Fi Protected Setup é uma certificação opcional baseada numa especificação desenvolvida pelo grupo normalizador com o objectivo de melhorar a segurança das redes Wi-Fi domésticas.



Esta nova certificação reduz para metade o número de passos que o utilizador precisa dar para configurar uma rede doméstica, para além de facilitar a instalação de vários dispositivos.



Nesta primeira versão o programa de segurança funciona com ajuda de um botão que desencadeia um conjunto de mecanismos de segurança, ou através da introdução de um código PIN para os equipamentos usados na rede.
O organismo planeia introduzir novos mecanismos no âmbito do mesmo processo de certificação ainda durante a primeira metade de 2007, que passarão pela utilização de Near-Field Communication.



As preocupações da Wi-Fi Alliance com a simplificação das redes Wi-Fi domésticas, sobretudo aos níveis da configuração e da segurança, têm principalmente a ver com as elevadas expectativas do fórum relativamente ao crescente número de utilizadores que irão recorrer à tecnologia para operacionalizar as suas redes caseiras. De acordo com as previsões da wi-Fi Alliance em 2010 cerca de 90 por cento das redes domésticas vão utilizar Wi-Fi.



"O Wi-Fi tornou-se rapidamente a tecnologia wireless mais permissiva, mas os clientes dizem-nos que a querem também mais fácil de configurar e proteger", lembra Frank Hanzlik, director da Aliança.

Notícias Relacionadas:

2006-12-13 - Vendas de dispositivos para conectividade Wi-Fi aumentam 25 por cento em 2006

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.