O presidente da República Cavaco Silva abre o Congresso, um dia depois de ter indigitado António Costa como novo Primeiro-ministro. Miguel Morais Leitão, ministro da economia do Governo formado pela coligação PSD/CDS, deveria fechar os trabalhos na quinta-feira.

Enquanto em Portugal os resultados das eleições abriram caminho a um longo processo, que deve ficar concluído esta semana com a tomada de posse de um Governo do PS, na Europa também estão em marcha grandes transformações e algumas serão debatidas na 25ª edição do evento anual da Associação Portuguesa das Comunicações.

A criação de um Mercado Único Digital é um dos grandes desafios do atual executivo europeu e para lá chegar é necessário alterar legislação em diversas áreas, como já está a acontecer. A reflexão sobre o tema foca estas mudanças, o seu impacto e como devem ser implementadas.  O tema tem um painel de debate próprio no evento e ocupará certamente algum espaço noutros painéis focados em áreas cujo futuro a nível nacional está fortemente condicionado pelas decisões a nível europeu. São exemplo disso as infraestruturas do futuro, os conteúdos ou mesmo as cidades inteligentes.

O emprego e a edução, outros dois desafios à escala europeia, também estarão em destaque este ano no evento quer quarta e quinta-feira passa pelo Centro Cultural de Belém. Acontece o mesmo com o empreendedorismo que passou a assumir um lugar central em quase todo os eventos que olham para a inovação e o futuro, sobretudo nas áreas mais ligadas às TIC, e aqui não é exceção.

Quem passar pelo CCB, ou acompanhar o evento online, ainda vai poder ver o habitual Estado da Nação, o debate que junta os líderes dos principais operadores de telecomunicações, que este ano acontece em dose dupla. Esta quarta sobrem ao palco os CEO dos operadores de telecomunicações, como é habitual. Amanhã há o Estado da Nação dos Media, com os presidentes dos grupos mais relevantes nessa área.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.