O Conselho de Ministros das Telecomunicações da UE aprovou ontem a proposta da Comissão Europeia para a redução do preço dos SMS e de tráfego de dados dentro do espaço. Os preços podem baixar até 60 por cento a partir de 1 de Julho de 2009.

A proposta da Comissão prevê também a extensão da actual regulação do roaming de voz de 2010 a 2013, alargando as medidas que têm vindo a ser tomadas nesta área e que já estão a concretizar-se em poupanças para os utilizadores.

O executivo europeu quer reduzir de 29 para 11 cêntimos os preços dos SMS em roaming dentro dos 27 países da UE, onde existem grandes discrepâncias do valor cobrado.

No caso do roaming de dados as medidas poderão ser aplicadas apenas em 2010 e a CE não avança preços, adiantando apenas que quer terminar com o “choque das contas”, apontando como exemplo o caso de um utilizador que recebeu uma conta de 40 mil euros por fazer o download de um programa de TV numa rede móvel.

Falta agora o Parlamento Europeu assumir uma posição em relação a esta matéria para que os SMS e o tráfego de dados em roaming seja mais barato dentro da UE para os cidadãos europeus.