Em conjunto os três operadores móveis nacionais ultrapassaram já os 10 milhões de cartões pré-pagos e planos de assinaturas vendidos, revela um relatório da Reportium XXI Consulting divulgado hoje.



O documento refere que este mês o número de utilizadores registados no Serviço Móvel Terrestre atingiu os 10,68 milhões, dos quais 9,71 milhões são clientes activos, o que corresponde a uma taxa de penetração de 93,81 por cento.



A TMN liderar o mercado, com uma quota de 46,7 por cento, seguindo-se a Vodafone (com uma quota de 32,74 por cento) e a Optimus com uma fatia de 20,52 por cento.



Cerca de 78 por cento dos clientes móveis optam por cartões pré-pagos, embora o número de assinaturas esteja a crescer a um ritmo média trimestral de o,2 por cento, em detrimento dos pré-pagos.



Segundo a consultora, o número total de clientes móveis - avaliado pelo número de cartões vendidos e assinaturas em vigor - resulta da existência de uma percentagem elevada de utilizadores móveis com contas em mais do que um operador.



Para a Reportium XXI 9,7 por centos dos utilizadores deverão ser clientes de pelo menos dois dos três operadores móveis nacionais, enquanto cerca de 700 mil habitantes - com idade inferior a 9 anos ou superior a 85 anos - estão fora da base de clientes actuais.



Relativamente alguns escalões etários, que se supõe estejam fora da base actual de clientes, a consultora diz que os operadores deverão encetar estratégias dirigidas a estes grupos e definir pacotes específicos de comunicações.



Entre as sugestões está a introdução de equipamentos com características especiais - teclas de ligação directa para o médico de família, a família, os bombeiros ou a polícia - e sem grande complexidade ao nível do software.



Notícias Relacionadas:

2004-09-28 - Uso de redes móveis nas famílias europeias equipara os telefones fixos

2004-07-16 - Número de clientes de serviços móveis diminui no primeiro trimestre

2003-10-03 - Receitas de serviços de dados poderão salvar operadores móveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.