Apesar do governo de Angela Merkel ter adiado qualquer decisão sobre a certificação e as regras da implementação do 5G para depois das férias de agosto, a principal operadora de telecomunicações alemã já respondeu ao apelo da Huawei, e com sinal positivo.

Anteriormente, David Wang, o representante da marca na Alemanha apelou ao governo alemão que não excluísse a fabricante da rede 5G referindo que “a abordagem do governo em definir os mesmos critérios apertados de segurança para todos é o caminho certo para garantir que as redes são seguras".

Tim Hoettges, o CEO da Deutsche Telekom reafirma as palavras de representantes do governo alemão, que se referiam à situação, e antes da decisão do Reino unido de excluir a Huawei do 5G, como uma decisão prematura. O CEO da principal operadora alemã refere que nenhuma fornecedora de equipamentos de telecomunicações deve ser impedida pela Alemanha, como base em questões políticas, avança a Reuters.

Apesar de não ter assinado nenhum contrato específico com a Huawei sobre o 5G, a Deutsche Telekom já terá metade da sua rede de quinta geração com a tecnologia da fabricante chinesa. Esta decisão já terá sido alvo de críticas por analistas da indústria, referindo que a maior empresa de telecomunicações alemã, publicamente contra o afastamento da Huawei, procura instalar o máximo de rede possível antes de uma decisão política sobre o assunto.

O CEO da empresa salienta, no entanto, que a sua empresa nunca ficará dependente de apenas um fornecedor. Pede ainda que se adicione a tecnologia baseada em cloud para as redes alemãs, conhecida como OpenRAN, na legislação que está a ser feito para o mercado alemão. No caso da empresa, esta será bastante importante para o desenvolvimento das suas infraestruturas no futuro.

Ainda em defesa da sua empresa, David Wang salienta que as três principais operadoras de comunicações móveis da Alemanha são clientes da Huawei há 15 anos, e nenhuma encontrou qualquer prova das alegações que os Estados Unidos estão a fazer em relação à insegurança dos equipamentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.