A Direcção Geral de Contribuições e Impostos começa a usar no próximo mês um novo sistema informático de gestão integrada do atendimento aos contribuintes.
O sistema vai gerir de forma integrada todos os canais de contacto com o contribuinte, nos 350 serviços de atendimento presencial, de atendimento telefónico e de atendimento via Internet dos serviços do fisco, que passarão a funcionar em rede.
A nova plataforma permitirá o registo de todos os actos de atendimento realizados com cada contribuinte, guardando uma descrição sintética das perguntas colocadas e das respostas fornecidas pelos serviços.
Este histórico visa contribuir para melhorar o atendimento ao contribuinte e permitir um melhor seguimento das questões suscitadas à DGCI por estes interlocutores, explica o organismo.
Numa nota à imprensa a DGCI não fornece números, mas assegura que se "prevê a realização de uma significativa economia de custos de atendimento, já no ano corrente, tanto para os contribuintes como para o Estado", resultado da implementação.
Está em marcha um plano de formação profissional que precede a entrada em funcionamento do sistema que fornecerá respostas tipo aos funcionários das finanças que o usarem, uma base de informação que a prazo deve ficar também disponível para os contribuintes no Portal das Finanças.
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