Mostrando a sua capacidade de conseguir reunir à volta da sua consola de jogos alguns dos nomes mais significativos da indústria, a Nokia anunciou a assinatura de um acordo com a Electronic Arts (EA). Os analistas haviam já apontado como falha na estratégia da Nokia o facto de esta não ter conseguido reunir o apoio dos "pesos pesados" da indústria, nomeadamente a Electronic Arts e a Vivendi Universal Games, mas a empresa finlandesa tem assegurado nas últimas semanas que, através de acordos ou aquisições, quer ter no N-Gage os melhores títulos.

A consola da Nokia vai ser colocada no mercado já no dia 7 de Outubro, mas os primeiros jogos da EA para o N-Gage só chegarão ao mercado mais perto da época de Natal. Nos próximos dois meses, alguns dos mais populares títulos da EA SPORTS e EA GAMES vão ser disponibilizados para os aparelhos Nokia N-Gage, embora não tenham ainda sido revelados quais os títulos adaptados à nova plataforma.

O N-Gage irá permitir aos seus utilizadores jogar sozinhos ou contra outros jogadores localizados dentro de um certo limite geográfico através de uma ligação de redes de tecnologia wireless ou por telemóvel. Este aparelho irá competir no mercado com o Game Boy Advanced da Nintendo, que domina o segmento de jogos para equipamentos móveis.

Sobre esta parceria o vice-presidente da área de entretenimento da Nokia, Ilkka Raiskinen, declarou em comunicado oficial que "ao trabalharmos com empresas líderes mundiais como a EA estamos a reafirmar a nossa intenção de nos focarmos no sucesso a longo prazo da plataforma Nokia N-Gage".

Por seu lado a EA, por intermédio do seu vice-presidente Nancy Smith, adiantou à mesma fonte que este acordo representa "uma grande oportunidade para nós alargarmos a EA Sports e a EA Games a uma nova e excitante plataforma de jogos".

Notícias Relacionadas:
2003-08-20 - Nokia compra tecnologia de jogos online multi-jogador à Sega

2003-05-18 - Nokia acelera entrada no mercado dos jogos móveis com N-Gage