Os novos telemóveis com câmara incorporada estão a preocupar um número crescente de empresas, receosas de que, graças à possibilidade destes aparelhos de registar e enviar imediatamente fotos e vídeos pela Internet, muitas das suas informações vitais possam vir a ser alvo de espionagem industrial.

Por este motivo, grandes empresas europeias e asiáticas proibiram já o uso deste tipo de aparelhos a todos os trabalhadores e visitantes das suas instalações fabris. A última firma a tomar esta iniciativa foi a Volkswagen, a maior construtora europeia de automóveis, avança o diário espanhol 5 Dias. A companhia alemã acaba de decidir que proibirá o uso dos referidos aparelhos de comunicação nas suas fábricas, alargando assim uma interdição que estabeleceu há já vários anos relativa ao uso de máquinas fotográficas.

À mesma fonte, um porta-voz da Volkswagen justificou que esta decisão não se relaciona com a suspeita de alguma forma de espionagem que possa estar em curso e que esta se trata apenas de uma medida de precaução numa altura sensível que coincide com a proximidade do lançamento do novo modelo Golf da marca.

Esta decisão vem na sequência de outras idênticas de firmas bem conhecidas como a sul-coreana Samsung (a terceira maior fabricante mundial de telemóveis), que no mês passado decidiu também proibir o uso de telemóveis com câmara de filmar a trabalhadores e visitantes das suas fábricas.

Na VW Autoeuropa Portugal não há para já indicações para seguir a nova politica da empresa. Fonte oficial da Autoeuropa Portugal explicou ao TeK que o facto de fábrica estar encerrada até meados de Agosto, como é habitual, impede que haja para já conhecimento formal dessa decisão.

A espionagem industrial é hoje um problema sério de que poucas empresas falam em público. Segundo o Centro de Estudos para a Segurança da Economia (ASW) da Alemanha, este crime é responsável por danos superiores a vários milhões de euros só no seu país. Os sectores mais afectados por esta actividade são os da Tecnologia da Informação e da construção de máquinas e motores.

Notícias Relacionadas:

2003-02-03 - Samsung proíbe o uso de telemóveis com câmara nas suas fábricas