Com mais tempo em casa e devido à situação atual da população em isolamento da COVID-19, os utilizadores de televisão e internet procuram os pacotes mais em conta para as suas necessidades. Mas a principal dúvida é, sobretudo, na escolha de um pacote de telecomunicações 3P (TV, Internet e Telefone Fixo) ou 4P, que acrescenta ainda telemóvel.

Considerando as preferências das 100 mil últimas simulações no comparador de telecomunicações ComparaJá.pt, foi traçado a tipologia dos pacotes mais procurados, considerando a importância de cada componente para os utilizadores. E os mais procurados são de facto os pacotes 4P com 40% das pesquisas efetuadas no portal, seguindo-se os 3P, com 36%.

Já os pacotes 5P, que introduzem ainda o acesso a banda larga móvel, apenas interessaram a 15% dos utilizadores que pesquisaram as ofertas do mercado. A fatia menor é a 2P, com 9% do interesse dos utilizadores, que engloba apenas duas componentes entre TV, Internet e/ou telefone fixo.

Nos quadros pode verificar as operadoras com as ofertas mais em conta, considerando os pacotes 3P e 4P

Segundo apurou o comparador, a Internet é atualmente o elemento mais importante na escolha do pacote, superando a televisão. As duas principais classificações de importância ficaram empatadas, com 32% como “Muito importante” e “Importante” como principal fator na opção. Para 13% dos utilizadores é “Pouco importante” e 23% é “Irrelevante”. Já a Televisão é considerada “Muito importante” para 12% e “Importante” para 34% dos utilizadores. 24% considera ser “Pouco importante” e para 31% revela-se “Irrelevante”.

Apenas 9% consideram “Muito importante” ter telefone fixo, ainda que 25% considere que seja “Importante”. A esmagadora maioria (66%) considera atualmente irrelevante a presença do equipamento em casa na escolha dos pacotes, sendo dispensado por dois terços dos consumidores.

tek tipologia telecomunicações

Já no que diz respeito à adição do smartphone, quando considerados os pacotes 4P, 40% dos utilizadores estão interessados em associar 2 equipamentos ao pacote. 35% apenas desejam um smartphone associado, 16% necessitam de três, e 8%, provavelmente destinado a famílias numerosas, procuram adicionar 4 equipamentos à sua escolha.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.