O desenvolvimento da Moblie TV na Europa precisa de uma estratégia comunitária proactiva. A aposta numa norma tecnológica única era uma das peças importantes para fazer acelerar o desenvolvimento do mercado, como também seria garantir a interoperabilidade entre dispositivos.



A posição foi defendida na CeBIT por Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, enquanto lembrava que está em preparação uma comunicação sobre o tema.



A comissária defende que a Mobile TV tem de significar "um serviço em qualquer sítio e a qualquer hora, propostas comerciais interessantes, interoperabilidade dos dispositivos, espectro de radiofrequências disponível e regulamentação ligeira das licenças", elencou a responsável citada num comunicado.



Para Viviane Reding estes ingredientes são fundamentais para impulsionar a procura de serviços móveis e serão aspectos visados na comunicação em preparação.



A comissária diz-se decepcionada com os poucos avanços que este mercado tem conhecido e espera os resultados do grupo de trabalho, que vem analisando os progressos na Europa e cujas conclusões servirão de base à comunicação.



É com base no trabalho já realizado por este grupo que é aliás possível perceber as poucas hipóteses de um entendimento que resulte na adopção de um único standard europeu e que permita acelerar o desenvolvimento da tecnologia e dar-lhe as mesmas hipóteses de sucesso do GSM.



O espectro foi outra das questões abordadas pela comissária que lembra a importância da migração para a televisão digital para garantir frequências disponíveis para o crescimento de novos serviços, como a televisão digital.



A televisão móvel foi também um dos pontos debatidos pelos 27 ministros da UE na reunião informal que discutiu a questão do roaming, em Hanôver.



As previsões da CE apontam para que em 2009 a televisão móvel valha 11,4 mil milhões de euros. Até hoje, o órgão executivo da União Europeia já canalizou 40 milhões de euros para a investigação ligada a esta área, ajudando a desenvolver uma das normas existentes, o DVB.



Notícias Relacionadas:

2006-03-09 - Viviane Reding defende reserva de espectro para serviços de Mobile TV