A Europa de Leste foi a região com maior crescimento de acessos de banda larga durante o terceiro trimestre deste ano, diz o estudo "World Broadband Statistics", efectuado pela Point Topic.



De acordo com os números publicados a taxa de crescimento da região neste sector fixou-se nos 12,7 por cento, situando a sua quota de mercado nos 3,5 por cento ao longo do ano.



O Médio Oriente e a região africana ficaram em segundo lugar no ranking com um crescimento de 11,9 por cento, o que faz destes mercados "um dos que apresenta a maior velocidade de crescimento", diz o analista Vince Chook, salientando que entre o terceiro trimestre deste ano e o mesmo de 2005 esta região registou um crescimento de 67,1 por cento.



Outras regiões, como a América Latina, também se destacaram entre Julho e Setembro. A Europa Ocidental e o sudeste Asiático foram as duas únicas regiões que mostraram uma quebra na taxa de crescimento ao longo do período.



Os dados recolhidos pela Point Topic apontam para um total de 263,8 milhões de acessos de banda larga em todo o mundo no final de Setembro, 16,9 milhões dos quais efectuados durante o referido trimestre.



As ligações ADSL perfazem 173 milhões do total de acessos tornando-se a tecnologia com maior cobertura de mercado: 65,6 por cento. A Fibra óptica cresceu a uma taxa de 12,6 por cento, quase ao dobro do ritmo do cabo.



As regiões de Ásia Pacífico e América do Norte o crescimento da fibra óptica (FTTx) ultrapassou os 20 por cento, com o número de assinantes na região a ultrapassar os de cabo em mais de 320 mil.

Notícias Relacionadas:

2006-12-13 - Banda larga móvel com 174 mil assinantes no final do primeiro semestre

2006-11-09 - Um terço dos lares portugueses com acesso à Internet