O que pensa da ideia de ter o seu cérebro ligado à Internet, processo através do qual será possível fazer um backup das suas memórias ou recordar determinados acontecimentos de forma tão simples como se estivesse a recorrer a uma fotografia? É mais ou menos este o cenário traçado por Ray Kurzweil, executivo da Google, que prevê que no ano 2030 os cérebros humanos estarão ligados à cloud.

Desta forma haverá aquilo que se chama de inteligência aumentada, um cenário no qual as pessoas conseguem ter mais conhecimentos por estarem ligados a computadores. Os humanos híbridos, como lhes chama Kurzweil, funcionarão com base numa mistura de processamento biológio e não-biológico.

O diretor de engenharia da Google diz que o cérebro estará ligado à Internet através de nanobots, pequenos robots que serão compostos por pequenos “fios” de ADN.

“Na minha perspetiva, esta é a natureza do ser humano - nós transcendemos as nossas limitações”, disse o executivo citado pela CNN.

E para os que pensam que esta é apenas uma previsão radical sobre como pode ser o futuro, vale a pena recordar que Ray Kurzweil tem historial de “adivinho”: na década de 1990 o engenheiro fez 147 previsões do que iria existir a nível tecnológico em 2009, sendo que 87% das suas previsões estavam corretas.

Ray Kurzweil previu por exemplo que as pessoas usariam maioritariamente computadores portáteis, que os fios perderiam uma grande importância nos equipamentos e que existiriam óculos equipados com ecrãs.

O agora diretor de engenharia da Google também estimava que em 2009 existiriam carros de condução autónoma, mas esta previsão não está errada, apenas parece estar “atrasada”.