A fase principal do leilão do 5G, definirá a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz e onde participam operadoras como a MEO, a NOS e a Vodafone, avançou hoje para o seu 12º dia.

No fecho da semana, a Anacom explica que hoje tiveram lugar 6 rondas, com as melhores propostas a alcançarem os 210,45 milhões de euros. No entanto, as propostas podem ter um valor mais elevado se os valores divulgados se aplicarem aos vários lotes disponíveis nas faixas dos 700 aos 2,6 MHz, o que não é possível perceber pelos dados disponibilizados pela entidade.

Em relação a ontem, são poucas as alterações que marcam o 12º dia de licitações. Na faixa de 3,6 GHz, é possível constatar subidas nas propostas das operadoras em relação a 24 dos 40 lotes disponíveis face ao dia anterior.

Não se registam alterações na faixa dos 700 MHz, que ficou livre após a conclusão do processo de migração da TDT. Aí, o preço de licitação continua nos 19,2 milhões de euros e um dos lotes não recebeu ofertas desde que a fase principal começou a 14 de janeiro. O mesmo se passa na faixa dos 900 MHz, com os quatro lotes a não registaram alteração do preço de reserva de 6 milhões de euros.

Na faixa dos 2,1 GHz, as melhores propostas mantém-se desde o sétimo dia de licitações nos 10,61 milhões de euros. Na dos 2,6 GHz, onde existem três lotes disponíveis, as ofertas continuam a registar os mesmos valores desde o décimo dia: 7,34 no primeiro e segundo, e 5,04 no terceiro.

A primeira fase, reservada a novos entrantes no mercado português, gerou mais interesse do que era esperado, com as licitações prolongaram-se por 8 dias, terminando no dia 11 de janeiro, e atingindo um valor de 84 milhões de euros, com destaque para as frequências das faixas dos 1800 MHz.

De acordo com os preços definidos no regulamento do leilão do 5G está previsto um encaixe com as licenças de 237,9 milhões de euros. Segundo o calendário atualizado pela Anacom, os procedimentos, que incluem ainda a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças, devem concluídos durante o primeiro trimestre de 2021.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 18h53)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.