A Anacom divulgou a lista de freguesias, sem cobertura de banda larga móvel, que os operadores com licenças para a quarta geração móvel terão de servir, nos termos das licenças que lhes foram atribuídas.



O regulamento do leilão 4G em que TMN, Vodafone e Optimus participaram determinava que na faixa dos 800 MHz cada lote adquirido pelas empresas teria uma obrigação de cobertura associada de "80 freguesias que tendencialmente se encontram sem cobertura de banda larga móvel".



Como cada uma das três operadoras adquiriu dois lotes de 2 x 5 MHz (a opção disponível na faixa dos 800 MHz), cada uma das empresas terá de assegurar a cobertura móvel 4G em 160 freguesias.



Tal como definia o mesmo regulamento, a Anacom divulga agora a lista de 480 freguesias a beneficiar da medida. Cabe às empresas escolherem pela ordem definida pelo regulador. A Vodafone será a primeira a selecionar freguesias, seguida da TMN e da Optimus.



Embora a lista de nomes já seja conhecida, o processo ainda demorará algum tempo a ficar concluído, tendo em conta que o projeto de decisão da Anacom foi colocado em consulta pública.



Durante este período, de 20 dias, os interessados podem comentar a proposta da Anacom ou sugerir alterações. Só depois de uma decisão final do regulador entram em vigor os timings previstos para seleção das freguesias pelos operadores, que terão - sequencialmente - um mês para o fazer.



Para definir as freguesias que devem beneficiar deste obrigação de cobertura 4G a Anacom averiguou os planos de expensão de rede dos operadores e a situação atual de cobertura, explica uma nota. Usou ainda como critério a distância entre cada sede de freguesia e estação móvel que lhe está mais próxima.



A lista de freguesias proposta pode ser consultada aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira