A Comissão Europeia anunciou um novo passo no desenvolvimento do projecto Galileu, que vai dar à Europa um sistema de navegação por satélite, alternativo ao GPS americano.

Três dos seis contratos a realizar para dotar o projecto de capacidade operacional estão entregues. Cabem nestes negócios a encomenda de 14 satélites, numa primeira fase, à OHB System AG e respectivos serviços de suporte.

O primeiro contrato tem o valor de 85 milhões de euros e o segundo de 566 milhões de euros. Um terceiro contracto, com a Arianespace que vai assegurar os serviços de lançamento dos satélites, vai merecer um investimento de 397 milhões de euros.

Em comunicado, a CE explica que o estabelecimento destes contratos vai permitir fazer do Galileu uma alternativa a partir de 2014. É para esta altura que está previsto o lançamento do Serviço Público Regulado e o Serviço de Pesquisa e Salvamento. O serviço comercial começa a ser testado na mesma altura, para funcionar quando o Galileu já for composto de uma constelação de 30 satélites.

Os contratos em falta devem ser assinados a meados do ano, quando estiverem terminados os procedimentos de concurso em marcha. Vão encontrar parceiros para as infra-estruturas de missão no solo, infra-estruturas de controlo no solo e operações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.