O número médio de mensagens enviadas por cada utilizador de telemóvel em Portugal durante o primeiro semestre de 2003 rondou as 21 por mês, segundo dados apresentados na edição deste ano do Guia SMS, um manual organizado pela empresa de soluções móveis Netsize, que apresenta uma análise comparativa e perspectiva do sector a nível europeu. Esta apreciação conclui que Portugal tem um dos mercados móveis mais dinâmicos da Europa.



Segundo o Guia, a Alemanha, Itália e Reino Unido detêm os níveis mais altos em tráfego de mensagens SMS, seguidas da Espanha e da França, que completam o "top 5" europeu entre os 19 países do Velho Continente analisados.



Do tráfego total de mensagens SMS enviadas em Portugal, 85 por cento é standard e cerca de 15 por cento diz respeito aos chamados serviços SMS Premium - mensagens SMS de valor acrescentado -, segundo o indicado por José Carlos Alvarez-Gascon, director regional da Netsize para o Sul da Europa, num encontro que decorreu esta quinta-feira com os jornalistas.



Entre os serviços de valor acrescentado baseados em SMS, o de maior sucesso no mercado português é o download de toques, quando 30 por cento se relacionam com mensagens de votação em concursos de televisão, adiantou o mesmo responsável. O valor médio dispendido mensalmente pelos portugueses em SMS é de 3 euros.




Durante 2003, os europeus gastaram 590 milhões de euros no carregamento de conteúdos para telemóveis, como ringtones, logos, imagens ou notícias desportivas, um valor que segundo a Netsize é quase duas vezes maior do que o investido no download de serviços idênticos através da Internet. Em média, os europeus enviaram, por mês, uma mensagem de valor acrescentado, segundo José Alvarez-Gascon.



Os preços dos serviços Premium nos países observados pelo Guia SMS variam entre os zero euros - quando são patrocinados pelas empresas promotoras da iniciativa - e os cinco euros. Em Portugal, os valores praticados situam-se entre os 20 cêntimos e os três euros, sendo o valor máximo cobrado normalmente pela recepção de jogos.



Para este ano, e durante os meses em que decorrem os eventos Rock in Rio e Euro 2004, a Netsize prevê um aumento do tráfego de mensagens SMS Premium entre os 25 a 30 por cento. A empresa de soluções móveis conta à data com cerca de 25 clientes no mercado português, tendo registado um volume de negócios de quatro milhões de euros em 2003, a nível nacional.


Notícias Relacionadas:

2004-01-29 - Netsize anuncia entrada no mercado americano e chinês