Entre estreantes e repetentes, a presença portuguesa no edição de 2017 do Mobile World Congress será mais expressiva que a do ano passado. Na lista oficial de 2016 contavam-se 10 expositores registados por empresas com sede em Portugal, este ano há 15, embora e presença nacional seja certamente superior, até porque nem todos estão "registados" com a referência a Portugal.

São muitas as empresas locais que ao longo dos anos já passaram pelo evento como convidadas e que por isso garantem espaço na feira sem terem um expositor próprio, ou mesmo as que por terem sede ou escritórios relevantes noutros países, não estão registadas como portuguesas mas lá vão mostrar tecnologia que, na essência, é feita em Portugal. Dois nomes que a lista oficial não mostra são por exemplo o da Veniam, cujo CEO João Barros integra a lista de oradores da conferência que decorre em paralelo à fera, ou a IKI Mobile, que já revelou estar a reservar para a feira a apresentação do seu novo sistema operativo, o IKI Mobile OS.

Entre as presença mais fáceis de detetar em Barcelona estão alguns “dinossauros” do MWC, como a We Do Technologies, que há vários anos garante presença no evento e que é aliás habitualmente uma das empresas portuguesas que ali mais investe, apostando num expositor amplo e bem posicionado. Normalmente aproveita a ocasião para apresentar novidades no seu software de garantia de receita, um dos mais usados em todo o mundo. Outros repetentes já com várias edições de MWC no currículo são a Aptoide, a Wit Software, a Celfocus ou a TIMWe, que este ano voltam a Barcelona para mostrar novidades, garantindo um lugar entre os 2.200 expositores previstos.

Na mesma lista estão a Deployeth, Eat Tasty, Heptasense, HiJiffy, HypeLabs, Omniflow, Papersoft, Technology Solutions IT Int, Veedeeo e YouShip. As propostas que levam à feira são as mais diversas, desde uma solução inovadora para o envio de encomendas (YouShip), uma aplicação para reservar quartos ou marcar horários de limpeza (HiJiffy), passando por uma plataforma de reconhecimento de gestos (Heptasense) ou uma plataforma para ligar quem gosta e quem não gosta de cozinhar, pondo os primeiros a trabalhar para os segundos.

 

A ver as inovações portugueses que este ano vão desfilar no Mobile World Congress estarão cerca de 101 mil visitantes de 200 países, de acordo com as estimativas da organização. O TeK vai acompanhar o evento a partir de Barcelona e traz-lhe todas as novidades.