A Austrália quer entrar na corrida ao espaço, anunciando que vai arrancar com uma agência espacial para se coordenar com a sua indústria aeronáutica. O governo australiano lançou a primeira pedra ao anunciar a "injeção" de 50 milhões de dólares no programa, com a esperança de gerar milhares de futuros empregos, adianta a ABC News Austrália.

Ainda não foi decidido o local onde será construída a agência espacial, mas já existem diversas regiões que manifestaram interesse em receber esta iniciativa, tanto no norte como no Sul do país. Apesar de ter contribuído com a sua parte, o governo australiano espera que o sector privado avance também, para consolidar o programa espacial, que tem como prioridade melhorar a tecnologia GPS em projetos ligados ao mapeamento, aviação e soluções agrícolas.

Alguns especialistas locais afirmam que o país está em boa posição para avançar na corrida espacial, uma indústria global atualmente avaliada em 420 mil milhões de dólares por ano, sobretudo quando a vizinha Nova Zelândia também já tem a sua agência.

O arranque com o seu próprio programa espacial é algo que a Austrália pedia há anos, pela sua localização geográfica favorável. Quando o Apolo 11 aterrou na Lua, os australianos conseguiram as primeiras fotografias antes mesmo dos Estados Unidos. Por outro lado, a Austrália tem experiência na participação de missões para outras agências internacionais, considerando que está na altura de participar de forma direta nesta aventura espacial.