A modernização dos sistemas de controlo de assiduidade nas unidades pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde é um dos objectivos do Ministério da Saúde. O número de unidades com métodos automáticos é ainda reduzido e, como tal, a Secretaria-Geral do referido ministério acredita que é necessário terminar com os processos "já ultrapassados", nomeadamente, "a assinatura de livros de ponto […] que não reúne condições para atingir cabalmente as funções de controlo", escreve hoje o Público.




A adopção de sistemas automáticos, mais eficientes no controlo da gestão dos funcionários, é a sugestão apresentada em circular pela entidade responsável pelos recursos humanos do Ministério das Saúde.




Entre as 82 unidades hospitalares inquiridas pela Inspecção-geral de Saúde, apenas duas possuíam sistemas electrónicos de cartões a funcionar, quatro apresentaram sistemas mistos, manuais e mecânicos, com os médicos a estarem dispensados deste último.




Actualmente, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos já possui um meio de controlo através da autenticação de impressões digitais, sendo a primeira entidade do norte do país a avançar com o sistema, uns meses depois da Maternidade Alfredo da Costa ter adoptado um sistema de controlo através de cartões digitais.



Notícias Relacionadas:

2006-12-13 - Trinta e quatro por cento dos hospitais realizam encomendas online
2003-09-02 - UMIC assina protocolos para início dos projectos-piloto de compras electrónicas