Depois de ter realizado já vários investimentos em território espanhol para o desenvolvimento da tecnologia de acesso à Internet através da rede eléctrica, a Iberdrola anunciou na passada sexta feira que vai coordenar um projecto europeu de desenvolvimento da tecnologia PLC (Power Line Comunications). A Iberinco é a filial encarregue do projecto Opera que envolve 36 parceiros europeus que está avaliado em 20,2 milhões de euros.



O Opera (Open PLC European Alliance) pretende envolver várias entidades da área de redes eléctricas, tecnologias e universidades para o desenvolvimento de mais uma forma de alargar o acesso à Internet em Banda larga, desta vez usando a infra-estrutura eléctrica. O projecto será financiado pelo sexto Programa Quadro para a Ciência e Tecnologia.



O objectivo do consórcio é garantir uma oferta de acesso à Internet e outros serviços em banda larga a baixo preço a todos os cidadãos europeus, usando a rede eléctrica de baixa e média tensão. Apesar da tecnologia existir já e da própria Iberdrola manter um serviço a funcionar sobre PLC, o consórcio pretende desenvolver uma nova geração de equipamentos e normas que possa levar à massificação deste meio.



O projecto Opera tem uma duração prevista de quatro anos, desenrolando-se em fases de dois anos cada. A primeira fase terá inicio já este ano ficando a Iberinco encarregada da coordenação geral do projecto, a coordenação da investigação e desenvolvimento dos vários parceiros e a criação de uma base de conhecimento comum na Europa.



Recorde-se que a Comissão Europeia tem vindo a instar os Estados-membros a desenvolverem a PLC como forma de promover um maior acesso à Internet em banda larga, utilizando uma infra-estrutura de comunicações que está montada e é presente praticamente em todos os lares.

Notícias Relacionadas:

2003-12-10 - Iberdrola vai cobrir província de Castilla e La mancha com Power Line