Mais um dia, o 151º do longo leilão 5G, naquele que te sido um autêntico braço de ferro entre a reguladora Anacom e as operadoras de telecomunicações. Os aumentos têm surgido diariamente a conta-gotas durante os 12 rondas de licitações. Hoje apenas sete lotes receberam alterações, todos eles da categoria J correspondente à faixa dos 3,6 GHz. A principal diferença foi mesmo o acréscimo de 2% em seis dos lotes e apenas 1 registou uma subida de 1%.

Contas feitas, nas 12 rondas foi registado um aumento de 725 mil euros em relação ao dia de ontem. No total, as licitações alcançaram ao dia de hoje 349,852 milhões de euros, que somado ao valor dos novos entrantes significa um encaixe potencial total de 434,203 milhões de euros.

Veja o leilão do dia de hoje ao pormenor na galeria:

De considerar que praticamente todos os lotes da categoria J aumentaram acima dos 390% face ao preço de reserva, com cinco deles nos 397%. Neste ritmo, no dia de amanhã os primeiros lotes vão ultrapassar a valorização de 400%.

Na semana passada, a Anacom deu a conhecer que está a preparar uma nova mudança no regulamento do leilão.,  A entidade reguladora tenciona impedir as licitações pela margem mínima de 1 e 3%, que têm sido a norma nos últimos meses. Os operadores dispõem de um prazo de cinco dias para se pronunciarem antes de uma consulta pública que decorrerá também durante cinco dias, significando que só em setembro é que as mudanças poderão ser aplicadas.