A fase principal do leilão do 5G entrou hoje para o seu 50º dia, superando largamente a duração da fase reservada a novos entrantes no mercado móvel português e batendo recordes em relação aos processos de outros países.

Nas seis rondas de hoje, as licitações alcançaram os 264,77 milhões de euros. O valor representa um aumento de 962 mil euros face ao dia anterior. A soma das licitações de ambas as fases do leilão é agora superior a 349 milhões de euros, ultrapassando o preço de reserva fixado pela Anacom nos 237,9 milhões.

Sem contrariar a tendência dos últimos dias, o interesse das operadoras mantém-se fixo na faixa dos 3,6 GHz. Hoje há aumentos nas propostas relativas a 21 dos 40 lotes e constata-se  uma dinâmica de crescimento das ofertas que leva a subidas a rondar no máximo os 177% em face ao preço de reserva.

Fora de alterações, a faixa dos 2,1 GHz foi a mais valorizou durante o leilão, com o seu preço a apresentar uma subida de mais de 400%. Já na dos 2,6 GHz, os dois primeiros lotes valorizaram mais de 200%. As faixas dos 700 MHz e dos 900 MHz são as únicas onde há mudanças desde o início da fase principal do leilão. Na faixa que ficou livre após a conclusão do processo de migração da TDT ainda há um lote ainda sem qualquer oferta.

O regulamento do leilão determina que a fase principal só chegará ao fim quando não existirem novas licitações. Depois de se fixar o valor final, cabe à Anacom fazer a consignação e a atribuição das licenças. O prolongamento do leilão envolto em polémica torna cada vez mais improvável o lançamento de serviços comerciais de quinta geração móvel ainda no primeiro trimestre de 2021, tal como estava previsto no calendário da Anacom.

Enquanto o processo continua “acesso”, as operadoras de telecomunicações têm vindo a confirmar estão prontas para o começo da comercialização de serviços 5G e até já começaram as suas campanhas. Ainda hoje, a NOS revelou que tem em pré-venda aquele que diz ser o primeiro hotspot 5G em Portugal.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação e foi feita uma correção ao valor que resulta da soma de ambas as fases do leilão.