O leilão do espectro para o 5G entrou hoje no 43º dia de licitações da fase geral, dois meses depois de ter tido início a 14 de janeiro. No total, entre a fase de novos entrantes e a fase geral, o encaixe potencial do estado com as redes de quinta geração já ultrapassa os 342 milhões de euros.

A soma das licitações da fase dos novos entrantes, que ultrapassaram os 84 milhões de euros, com as que foram atingidas hoje na fase principal, de 258 milhões, resulta num valor que já ultrapassa em 104 milhões de euros o preço de reserva que foi fixado pela Anacom nos 237,9 milhões de euros.

À semelhança do que aconteceu nas últimas semanas, são as faixas dos 3,6 GHz, faixas nativas do 5G, que continuam a gerar interesse dos licitantes. Devido à reserva de informação que existe à volta do leilão, com a Anacom a partilhar só a cada dia o montante final das licitações nos 53 lotes a concurso, não se conhece a identidade de todos os licitantes, mas pelo menos o "apetite" está agora concentrado no espectro que vai permitir maior débito de tráfego e cobertura dentro de edifícios, mas alcançando zonas geográficas mais reduzidas.

O SAPO TEK tem acompanhado diariamente a evolução das licitações e a última surpresa foi a faixa dos 2,6 GHz, no lote G1, que subiu de valor no dia 4 de março, valorizando para os 5,246 milhões de euros.

A concentração da atenção faz-se agora nos 3.6 GHz, variando os lotes licitados de dia para dia mas sem grandes aumentos de valor. Hoje, mais uma vez, as subidas rondaram 1 a 2%.

Mesmo assim, alguns lotes dos 3,6 GHz já valorizaram mais de 160%, valendo agora mais de 3 milhões de euros quando o preço inicialmente definido pela Anacom rondava os 1,2 milhões de euros.

A longa travessia do deserto no leilão do 5G. Fase principal dura há 40 dias e pode garantir encaixe de mais 100 milhões de euros
A longa travessia do deserto no leilão do 5G. Fase principal dura há 40 dias e pode garantir encaixe de mais 100 milhões de euros
Ver artigo

Tudo indica que o leilão ainda estará para durar, aproximando-se já dos "épicos" três meses de duração do que decorreu na Alemanha, sobretudo se juntarmos a fase dos novos entrantes e a fase geral.

Apesar das licitações estarem agora concentradas nos 3,6 GHz podem surgir surpresas noutras lotes e é de recordar que um dos mais "valiosos", nos 700 MHz, ainda não teve qualquer proposta desde o primeiro dia.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 19h37.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.