As ligações de Internet por fibra ótica são as que têm um maior índice de satisfação junto dos portugueses, enquanto a Internet de banda larga é a que regista maior desagrado junto dos utilizadores nacionais.

As ligações por fibra obtiveram 69 pontos de satisfação em 100 possíveis, contra os 61 pontos da Internet por cabo e os 52 pontos da ADSL. A banda larga móvel apenas conseguiu 48 pontos por parte dos inquiridos. Os valores que refletem a qualidade do serviço não têm correspondência com a taxa de utilização já que o cabo é utilizado por 37% dos inquiridos, valor superior aos 27% que usam fibra e aos 24% que usam ADSL.

A nível de velocidades, 22% contrataram Internet acima dos 100Mbps de débito, mas a maior parte - 48% dos respondentes - afirmam ter uma ligação até aos 15Mbps.

[caption]quadro[/caption]

Num estudo realizado a 5.500 associados em novembro de 2012, a DECO Proteste concluiu que 54% dos inquiridos têm um pacote de serviços integrados subscritos, 23% têm Internet e telefone fixo contratados ao mesmo tempo, enquanto 12% têm apenas Internet. Apesar de as ofertas de quadruple play serem recentes, 3% dos inquiridos já subscreveram um serviço de 4P.

Dependendo dos serviços subscritos, o custo médio das telecomunicações é de 23 euros só para quem tem Internet, de 38 euros para quem também tem telefone, subindo para os 48 euros nas ofertas triplas que incluem televisão.

Variações nas marcas

No geral e a nível de marcas a Optimus Clix lidera na satisfação relativamente à distribuição de Internet com 66 pontos, superando por pouco a Zon com 65 pontos. Nas últimas posições aparecem a TMN com a oferta de banda larga e o SAPO com a oferta fixa, ambos com 44 pontos de satisfação.

Quando a análise é feita tendo em conta as velocidades, a Zon tem os melhores índices até aos 15Mbps com 63 pontos, e entre os 24 e 50Mbps é a Vodafone quem lidera com 72 pontos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi adicionada uma imagem.