
A Apple anunciou hoje um novo modelo de pagamento por subscrição para as aplicações baseadas em conteúdos disponibilizadas através da App Store. O modelo segue aquele que foi introduzido com o lançamento do The Daily, uma publicação da News Corp exclusiva para o iPad.
A novidade traz a outros editores de aplicações baseadas em conteúdos, como jornais, revistas, vídeo ou música, a possibilidade de determinarem preços a cobrar por um determinado período de tempo de acesso aos seus conteúdos.
As subscrições adquiridas dentro da loja da Apple vão ser vendidas através do mesmo sistema de facturação da App Store. O preço e duração da subscrição são definidos pelos responsáveis pela aplicação, podendo esta ser semanal, mensal, quinzena, trimestral, anual ou bianual, por exemplo.
Os utilizadores seleccionam depois a modalidade a que querem aderir e o seu valor é cobrado automaticamente, explica a empresa, em comunicado.
Os clientes podem também rever e gerir todas as suas subscrições na página pessoal da sua conta, onde é também possível solicitar o cancelamento da renovação automática de uma subscrição, acrescenta-se na nota oficial.
"A nossa filosofia é simples - quando a Apple traz uma nova subscrição para a aplicação, a Apple ganha uma comissão de 30 por cento; quando o editor traz um subscritor novo ou existente para a aplicação, o editor fica com 100 por cento", afirmou Steve Jobs, CEO da empresa, citado no comunicado.
Assim, os editores de conteúdos que recorram ao modelo podem também angariar subscritores fora da loja da Apple, vendendo, por exemplo, subscrições nos seus sites, ou dando livre acesso a subscritores de outras plataformas. Nestes casos, não lhes será cobrada a comissão da fabricante.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários