Durante 2001, os preços do serviço fixo de telefone praticados pelo operador histórico em Portugal foram superiores aos praticados pelas suas congéneres europeias, excepto no que respeita ao custo de instalação, de assinatura mensal e das comunicações internacionais para redes fixas, segundo os resultados do estudo "Comparações Internacionais de Preços do Serviço Fixo de Telefone 2001", divulgado recentemente pela Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações.



O estudo revela que os preços das chamadas locais, regionais e interurbanas apresentados pela PT Comunicações foram em média mais elevados que os cobrados pelos operadores históricos dos países da UE. O preço médio das chamadas de curta distância encontra-se 13 por cento acima dos praticados pelos restantes países da UE, enquanto as chamadas regionais são 14 por cento mais caras.



Os desvios em relação à média são mais significativos no caso das chamadas interurbanas, onde os consumidores portugueses pagam mais 46 por cento em média do que os restantes congéneres da UE.



No que diz respeito ao tráfego internacional, a PT Comunicações cobra preços inferiores aos verificados nos restantes países da UE, em 11 por cento. Os dados do estudo revelam igualmente que o custo da instalação de um novo telefone e da assinatura mensal em Portugal estão abaixo do verificado em média na UE, em 10 e três por cento, respectivamente



Em termos globais, os preços praticados em Portugal são 0,3 por cento superiores à média dos restantes países da União Europeia. O cabaz de serviços dos consumidores que beneficiam do chamado "Pacote Económico", apresenta um valor 14 por cento mais baixo do que a média dos restantes países da UE.



Relativamente à linha RDIS, os preços de instalação praticados pela PT estão 5 por cento acima da média comunitária, enquanto que a assinatura mensal se encontra 10 por cento abaixo da média dos restantes operadores considerados.



Notícias Relacionadas:

2002-06-12 - PT Comunicações domina 89,1 por cento do mercado de telecomunicações fixas