A utilização de serviços de mensagens por Internet é um recurso habitual para 37,3% dos inquiridos, enquanto o VoIP é usado por 27,2% das empresas portuguesas de pequena e média dimensão.



As mesmas empresas admitem que substituíram metade dos serviços de comunicações tradicionais (nas áreas já referidas) pelos chamados serviços over-the-top, fornecidos pelas empresas de Internet. Cabem neste universo a Microsoft (Skype), o Gmail (Hangouts), ou o próprio Facebook (Messenger), por exemplo.



Os serviços cloud também são um recurso a ganhar expressão nas organizações de média dimensão, com 11,4% a admitirem que já tiram partido de ofertas deste tipo.



Os mesmos dados mostram que 89,7% das PME subscrevem ofertas em pacote, sendo que o 4Play é a opção mais popular (27,2%) e apontam uma penetração acima dos 90% para as comunicações fixas e muito perto disso para a voz móvel. A Internet móvel garante uma utilização menos expressiva (54,5%), mas foi o domínio que mais cresceu no último ano.



A pesquisa também mostra que a utilização de serviços de comunicações se altera significativamente entre setores. Na construção os serviços móveis têm uma penetração muito elevada (96,6% na voz), enquanto no comércio são os serviços fixos que mais se destacam (96,9% no telefone e 90,1% na Internet), exemplifica o regulador.




Por empresas, a PT é a que soma maior número de clientes entre as PME. No segundo lugar surgem a NOS (no fixo) e a Vodafone (no móvel).

O inquérito, que a Anacom realiza a cada dois anos, foi feito entre novembro e dezembro do ano passado e inquiriu 3.000 entrevistados, em empresas com menos de 250 trabalhadores e sede em Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico