A MEO é a operadora de telecomunicações que oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal, de acordo com a mais recente edição do relatório anual sobre o Estado da Experiência Móvel em Portugal, da Tutela. A Vodafone, por sua vez, é apontada como registando a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total.

O relatório revela que a MEO oferece aos seus utilizadores a mais elevada Qualidade de Consistência Excelente, com a sua rede a responder em 79,6% das vezes às exigências dos clientes. Surge estatisticamente empatada com a Vodafone relativamente à melhor pontuação de Experiência de Vídeo, uma nova métrica acrescentada à análise.

MEO e Vodafone partilharam o 1º lugar na classificação Experiência de Vídeo com um empate estatístico de 3,93 pontos. A NOS obteve uma pontuação muito próxima de 3,90.

A Vodafone apresenta a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total. O operador obteve a segunda melhor qualificação em termos de Qualidade Consistente Excelente com 78,1%, apenas 1,5% atrás da MEO. A Vodafone alcançou também a mais alta Qualidade de Consistência Standard com 91,3%. A marca da Altice tem a segunda maior cobertura 4G/5G e cobertura total em Portugal.

“Os operadores em Portugal tiveram 18 meses de duro trabalho durante o processo do leilão 5G, estamos entusiasmados com a implementação desta nova tecnologia em breve, e podermos começar a ver melhorar os resultados globais de experiência móvel para os utilizadores", afirma Tom Luke, vice-presidente da Tutela.

Embora a NOS tenha ficado em terceiro lugar em cada parâmetro, o operador é apontado como um forte concorrente. Apenas 3,9% separou a NOS do primeiro lugar da MEO no indicador Qualidade de Consistência Excelente, e 2,2% na Qualidade Consistente Standard. As pontuações de cobertura dos operadores são também muito próximas, com apenas 55 pontos a afastar a MEO da mais alta pontuação de cobertura total em Portugal.

"A experiência móvel em Portugal é muito boa, especialmente se considerarmos o atraso na implementação do 5G comparativamente a outros países”, refere Tom Luke, citado num comunicado enviado às redações.

O relatório completo pode ser consultado online.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.