Numa nota à imprensa, a empresa explica que esta será uma das primeiras experiências de roaming 4G multioperador. Acontece na maior feira mundial do sector das comunicações móveis, que entre os dias 24 e 27 de fevereiro regressa a Barcelona.



Poderão tirar partido da infraestrutura instalada no evento os clientes de todos os operadores envolvidos na demonstração, pertencentes a países como Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Rússia, entre outros.



A tecnologia móvel de quarta geração permite uma experiência de banda larga com débitos superiores a 100 Mbps, melhorando significativamente a experiência de navegação face às ligações 3G que hoje suportam as comunicações móveis de dados na maior parte dos países.



O acesso a redes 4G em roaming ainda é limitado, até porque a tecnologia ainda assegura uma cobertura nacional em vários países. Em Portugal, só a Vodafone já anunciou uma oferta comercial nesta área, em novembro do ano passado, e apenas limitada a quatro países: Espanha, Grécia, Itália e Roménia.

A Optimus indicou planos para assegurar este tipo de oferta até final do ano, mas até à data ainda não apresentou mais novidades sobre o assunto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico