O mercado mundial de telefones móveis mostrou importantes sinais de recuperação no segundo trimestre de 2005 com um crescimento significativo das receitas, que resulta sobretudo do aumento das vendas de equipamentos de gama de entrada nos mercados emergentes. De acordo com dados da IDC, foram comercializados cerca de 188,7 milhões de equipamentos durante o segundo trimestre, num aumento de 16,3 por cento face ao mesmo período do ano passado. A consultora atribui esta reanimação dos níveis de vendas aos mercados emergentes que assim compensam o abrandamento das vendas do segmento de substituição, principal motor de crescimento nos mercados mais maduros.

A Nokia continua a liderar o mercado, com uma quota de 32,2 por cento, que se traduziu em 60,8 milhões de unidades comercializadas, o dobro da concorrente mais directa. A fabricante terminou aliás o trimestre com lucros líquidos de 799 milhões de euros, 15 por cento superiores ao registrado no segundo trimestre de 2004.

A segunda maior fabricante é a Motorola cujas vendas se fixaram nos 33,9 milhões de aparelhos, a maior subida verificada entre as principais marcas que lhe valeu a manutenção da segunda posição na tabela mundial de vendas com uma quota de 18 por cento.

No terceiro lugar do ranking encontra-se a Samsung, cuja quota de mercado aumentou para os 12,9 pontos percentuais, com cerca de 24,4 milhões de unidades vendidas. O quarto lugar é o ocupado pela LG Electronics, detentora de uma quota de 6,4 por cento, seguida da Sony Ericsson que angariou uma quota de 6,3 por cento do mercado móvel global.

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