A Nokia lançou hoje mais três modelos de telemóveis no Nokia Connection, que decorre em Singapura. Apesar da localização o enfoque não é exclusivo do mercado da Ásia-Pacífico e continua a apostar numa visão global, apesar do peso que as vendas nesta área assumem.

Entre as novidades destaca-se o novo smartphone da linha de teclado QWERTY, o Nokia E72, que irá substituir o E71. O email móvel e a ligação aos contactos de messaging directamente com o mínimo de configuração fazem a ponte entre o mundo profissional e o pessoal, mostrando que esta é uma fronteira cada vez mais ténue.

O novo modelo da linha Eseries permite configurar directamente contas de instant messaging, ligando perfis do Yahoo! Messenger e do Google Talk, ou soluções Ovi, entre outras. A Nokia não refere porém as soluções de IM da Microsoft, o MSN Messenger, que está na lista das mais usadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em relação ao seu antecessor este modelo conta com melhor navegabilidade entre os menus e uma câmara fotográfica de 5 megapixels, assim como uma entrada de áudio de 3,5 mm standard.

O telemóvel deverá estar à venda no terceiro trimestre de 2009 e o preço é de 350 euros, antes de impostos ou de taxas de operadores, o que o coloca numa boa posição para concorrer com modelos HTC e Blackberry, ou mesmo o iPhone.

A Nokia lançou ainda um novo modelo XpressMusic, o 5530, que volta a apostar no touch screen já aplicado no modelo 5800, mas agora com um acabamento mais "sólido" e em cinco cores.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Um "carrocel" de contactos dá acesso às 20 pessoas mais próximas, mas a música está no centro deste modelo que permite guardar ficheiros que duram até 27 horas, para além dos 4 GBytes de memória adicional. Não falta também, claro, a ligação directa à Nokia Music Store.