Ao longo do último ano e meio, a Vodafone Portugal processou mais de mil milhões no seu serviço de mensagens instantâneas. O balanço feito pela empresa da disponibilização desta possibilidade nos seus equipamentos móveis é positiva. O "elevadíssimo número de mensagens trocadas entre utilizadores do Vodafone Messenger vem confirmar a utilidade e a importância desta forma de comunicação (chat) no telemóvel", defendia a empresa numa nota de imprensa a propósito do assunto.



A operadora garante por isso que pretende continuar a aumentar o número de telemóveis compatíveis com a aplicação, que tem acesso gratuito nos primeiros 30 dias de utilização e um custo mensal de subscrição de 3,07 euros após esse período. A excepção vai para os utilizadores dos tarifários Vita 91 Extreme e Yorn Power Extravaganza, ou utilizadores do Aditivo Internet mensal que têm garantido o acesso gratuito ao serviço.



A Optimus mostra-se igualmente satisfeita com a aceitação da oferta de serviços de chat nos seus telemóveis. No último ano - últimas 52 semanas - "foram tocadas mais de 100 milhões de mensagens através do Messenger no telemóvel", adianta fonte oficial da empresa.



Ambas as empresas centralizam a oferta de serviços de messenger no telemóvel na aplicação da Microsoft, o Windows Live Messenger, que na Optimus está disponível em 86 telemóveis.



Na Vodafone, que estreou primeiro em Portugal a integração com o MSN, a aplicação Vodafone Messenger é também compatível com o serviço de mensagens instantâneas da Yahoo e na Optimus com uma comunidade criada pela empresa.



O acesso contínuo ao serviço pode ser assegurado por via dos pacotes diário ou mensal de acesso à Internet (por 0,99 ou 3,07 euros). Os utilizadores do tarifário jovem da empresa, o Tag, têm acesso gratuito e ilimitado às aplicações de mensagens instantâneas.



A TMN não disponibiliza números sobre a utilização dos serviços de messenger nos seus telemóveis. Fonte oficial da empresa explica apenas que "a TMN tem estado atenta à realidade e às necessidades específicas do target por excelência dos serviços de comunicação avançados" e "tem assumido um papel facilitador das soluções IM que estão nativas nos equipamentos", exemplificando com aplicações como o Windows Mobile e Gtalk. O SAPO Messenger tem sido outra forte aposta da empresa neste domínio.



Note-se também que embora o Messenger da Microsoft continue a ser a solução mais procurada pelos utilizadores, até pelo facto de fazer do smartphone uma continuidade do serviço de mensagens instantâneas mais usado no PC, a oferta a este nível é cada vez mais diversificada - cada plataforma disponibiliza sua aplicação - e cada vez menos dependente da proactividade dos operadores móveis, devido ao advento das lojas de aplicações online e também ao facto de alguns sistemas já incluirem este tipo de aplicação pré-carregada.