A Microsoft, através do seu director executivo Steve Ballmer, anunciou ontem, durante uma conferência de soluções sem fios e móveis baseadas na infra-estrutura .NET, uma iniciativa concebida para simplificar a implementação em larga escala de dispositivos móveis nas empresas.



Este projecto, designado Microsoft Mobile Workplace, reúne a colaboração de várias empresas integradoras de sistemas, incluindo a HP Services, a Accenture, a Cap Gemini Ernst & Young e outras parceiras, como a Synchrologic, especializada em administração de sistemas, de forma a aproximar e tornar compatíveis entre si aparelhos, aplicações e serviços.



O grande objectivo desta iniciativa é, assim, facilitar a adopção de soluções móveis pelas empresas de uma forma abrangente e eficiente em termos de custos, assim como oferecer suporte de elevada qualidade para a manutenção permanente dos dispositivos e respectivo software.



A primeira aposta da Microsoft Mobile Workplace será o messaging móvel, devido ao facto de as comunicações serem um dos principais requisitos para os funcionários que lidam com muita informação.



Esta iniciativa irá disponibilizar todos os componentes que uma grande empresa necessita para implementar uma solução baseada em serviços de messaging para dispositivos com sistemas operativos Windows, como Pocket PCs e Smartphones. A oferta vai estar disponível a partir deste Outono através da Microsoft e dos seus parceiros tecnológicos.



A Microsoft Mobile Workplace fornece aos clientes empresariais serviços de consultoria e implementação; suporte através de uma plataforma padronizada para help desks empresariais e suporte multi-fabricante centralizado; alojamento de soluções móveis por integradores de sistemas, que por sua vez poderão oferecer aos clientes um pacote completo de soluções com um único interface para soluções multi-fabricante



De forma a dar resposta às necessidades dos departamentos de tecnologias da informação em equilibrar o acesso móvel à informação por parte de trabalhadores situados em locais geograficamente dispersos entre si com a protecção de dados confidenciais e dos bens das empresas, o serviço de messaging móvel inclui acesso seguro a redes empresariais através de uma ligação pública à Internet, mediante a utilização de software cliente PPTP e de redes virtuais privadas do tipo IPSec.


Notícias Relacionadas:

2002-06-24 - Instant messaging da Microsoft nos telemóveis europeus

2002-05-23 - Clientes da Verizon Wireless vão poder aceder a serviços da MSN no seu telemóvel

2002-02-21 - Compaq e HP adoptam Microsoft Mobile Information Server 2002

2002-02-08 - TMN disponibiliza acesso móvel a servidores de messaging empresariais