Com o FreeCharge, um aparelho que consiste num carregador de corda de telemóveis que foi ontem apresentado pela Motorola no Consumer Electronic Show 2002, que decorre até sexta-feira em Las Vegas, os utilizadores dos telefones sem fios já não serão surpreendidos com o problema de falta de bateria, na altura em que estão para realizar uma chamada importante.



Mesmo quando se encontrarem longe de uma tomada eléctrica, poderão, graças a este novo acessório desenvolvido em conjunto pela fabricante norte-americana e a Freeplay - empresa britânica especializada em fontes de energia auto-suficientes -, continuar a conversar pelo telemóvel, sem correr o perigo de que a chamada caia de um momento para outro.



O FreeCharge pode funcionar através da tecnologia auto-suficiente de corda da Freeplay ou carregado por uma tomada eléctrica através do próprio adaptador do telemóvel. Gastando apenas 45 a 60 segundos para dar corda, o utilizador poderá conversar entre três a cinco minutos ou manter o telemóvel ligado em modo standby durante horas. Quanto mais se der corda, mais carregado ficará o telemóvel.



Este carregador de corda integra também um indicador de luz do tipo LED - Light Emitting Diode, dispositivo electrónico que emite luz quando há incidência de uma corrente eléctrica -, que avisa os utilizadores quando o aparelho está a emitir carga e aconselha a velocidade mais indicada para dar corda.



Por outro lado, contém também um gerador que é ligado ao telemóvel através de um adaptador que é adequado especificamente ao consumo de energia de cada modelo. Inicialmente, porém, só vão existir módulos deste tipo para alguns dos telefones celulares da Motorola. A empresa espera que dentro de um ano estejam já disponíveis adaptadores compatíveis com aparelhos da maioria das grandes fabricantes.



Com um preço recomendado de venda de 65 dólares (72,82 euros ou 14.600 escudos), o FreeCharge estará à venda a partir de Março. O peso deste aparelho é de cerca de 330 gramas, o suficiente para alojar uma bateria interna que poderá servir para armazenar a energia fornecida pelas duas fontes de alimentação suportadas pelo carregador.