Os últimos números do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal revelam que desde o arranque da fase final da competição foram trocadas por quem assistiu aos jogos cerca de 38,5 milhões de fotografias, com um tamanho médio de 0,55MB.


Por minuto, os adeptos que compareceram nos últimos oito jogos enviaram nas alturas de maior tráfego (a 1ª parte do jogo), qualquer coisa como 8 mil fotos, para um total de 6,5 milhões de imagens enviadas só durante os oitavos.


A média superou em 33% a registada no conjunto de jogos anteriores. Nessa altura os adeptos presentes em cada um dos estádios durante os jogos enviaram uma média de 6 mil fotos por minuto.


Os números relativos às comunicações de voz são igualmente impressionantes e revelam que quem assistiu aos jogos dos oitavos de final fez cerca de meio milhão de chamadas.


A cobertura 3G e 4G nos estádios foi uma dor de cabeça para os operadores até quase ao início da competição. Os atrasos nas obras e a falta de acordo com a administração de vários estádios não permitiu cumprir os planos de cobertura traçados para todos os cenários do Mundial de futebol.


Em vários estádios o reforço Wi-Fi da rede móvel não pode ser instalado, conforme estava previsto, e todo o tráfego e comunicações de voz e dados está a ser exclusivamente suportado pela infraestrutura móvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico