O presidente da NEC, Kaoru Yanom, revelou que a empresa está em negociações com a Matsushita, mais conhecida na Europa como Panasonic, para a realização de uma parceria estratégica na área dos telemóveis.



A área dos telemóveis é para ambas as empresas um negócio marginal e de performance inconstante o que terá motivado o início de conversas para uma parceria, isto embora o responsável negue intenções de vir a integrar a unidade móvel da NEC com a unidade móvel da Matsushita.



"Concordámos em iniciar negociações para criar uma colaboração que faça o melhor uso das economias de escala, mantendo as marcas das duas companhias", explicou o responsável.



Recorde-se que NEC e Matsushita se virame obrigadas no ano passado a redimensionar as suas operações fora do Japão depois de aumentarem as perdas na área móvel, resultado de uma maior competição por parte das empresas lideres de mercado a Nokia e a Motorola.



A parceria entre as duas empresas pretende precisamente rentabilizar recursos e juntar esforços para reagir às estratégias de ganho de quota de mercado das empresas mais importantes. Ambas as companhias esperam que o seu portfólio de equipamentos 3G seja uma das principais armas para atingir bons resultados.



O presidente da NEC confirmou ainda que a parceria das duas empresas com a Texas Instruments, anunciada em Abril, estás prestes a funcionar no terreno. Sobre este acordo estratégico com a fabricante de chips para o mercado móvel, sabe-se que está relacionado com o segmento de telemóveis 3G.



Notícias Relacionadas:

2006-05-23 - Moto Q da Motorola comercializado até final do mês nos Estados Unidos

2005-06-07 - Siemens vende divisão de telemóveis à asiática BenQ