Portugal está a ficar ‘fibrado’. Fruto do investimento dos operadores de telecomunicações no final do ano passado existia um total de 4,16 milhões de casas já com acesso à rede fixa de última geração. O valor representa um crescimento de 4,9% relativamente ao terceiro trimestre de 2015 e um salto de 19,8% em comparação com o ano anterior.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a área metropolitana de Lisboa era a que tinha o maior número de casas cabladas com a tecnologia de fibra, seguida da região norte.

[caption][/caption]

Já o número de alojamentos com acesso às redes de Internet fixa de alta velocidade por cabo era de 4,2 milhões, significando uma aproximação entre as duas tecnologias.

Este sistema, conhecido como EuroDOCSIS 3.0, tem tido um crescimento mais modesto ao evoluir 1,4% em comparação com o final de 2014.

Quanto ao número real de clientes, a ANACOM diz que existem 1,74 milhões de alojamentos que já têm instalados serviços de Internet fixa de alta velocidade, um crescimento de 17,7% em comparação com o ano anterior.