Nas contas dos responsáveis da Nokia, somam-se actualmente a nível mundial 1,7 mil milhões de utilizadores de telefones móveis, traduzidos numa taxa de penetração de 26 por cento. "Hoje existem mais telemóveis no mundo do que ligações fixas", indicou Jorma Ollila, director do executivo da fabricante finlandesa num discurso durante a Nokia Mobility Conference, no Mónaco, acrescentando que a telefonia sem fios está a crescer seis vezes mais rápido do que a utilização tradicional do telefone.



Na tentativa de recuperar a quota de mercado perdida para as fabricantes asiáticas, Jorma Ollila referiu igualmente que a Nokia pretende introduzir no próximo ano mais de 20 telemóveis com câmara integrada de, pelo menos, um megapixel de resolução. A futura aposta da Nokia será igualmente destinada aos smartphones que a par dos telemóveis com câmaras de alta resolução integradas irão liderar o crescimento do mercado, prevê o director executivo da Nokia.



Para este ano, a fabricante finlandesa espera a venda de mais de 650 milhões de telemóveis - face aos 520 registados de 2003 -, dos quais 200 milhões terão câmara integrada. Já o sector dos smartphones está agora a crescer a mais de 100 por cento ao ano, prevendo-se que em 2008 some um quarto das vendas totais de unidades de telemóveis.



Na sequência da estratégia mencionada, foram ontem apresentados, durante o evento anual, três novos modelos de telemóveis: o 3220, que integra uma câmara de 1 megapixel, o 6020 destinado a utilizadores empresariais que também integra câmara fotográfica e o smartphone 7710.



Os modelos 3230 e 6020 chegarão ao mercado no primeiro trimestre de 2005 com preços a rondarem, respectivamente, os 350 euros e os 200 euros. O Nokia 7710, que custará entre 450 a 500 euros surgirá ainda este trimestre na Ásia, incluindo o mercado chinês, e na região EMEA nos primeiros três meses do próximo ano, segundo indicou Anssi Vanjoki, responsável pela unidade de produção de telemóveis multimédia na Nokia.



A par destes três modelos foi igualmente apresentado o Nokia 3220, o primeiro equipamento da fabricante finlandesa a integrar a tecnologia de Near Field Communication (NFC), criada pela Sony e pela Philips que estará à venda no primeiro trimestre do próximo ano na Europa e, mais tarde, na Ásia e mercado norte-americano (ver Notícias Relacionadas).



Durante a conferência do Mónaco falou-se também nos serviços de "televisão móvel", uma área que está a ser testada pela Nokia que se prepara para lançar um terminal compatível com a tecnologia em 2006.



A fabricante está igualmente a testar, em parceria com a HP, um serviço denominado "visual radio", que permite aos seus utilizadores ouvir rádio nos seus terminais ao mesmo tempo que apresenta informação visual no ecrã do telemóvel, como publicidade ou imagens dos artistas. Os modelos 7710 e 3230, agora apresentados, já suportam este futuro serviço.



Notícias Relacionadas:

2004-11-02 - Nokia revela primeiro equipamento com tecnologia de Near Field Communication