
A Nokia quer mostrar que está preparada para a tecnologia NFC (Near Field
Communications) e está a realizar em Portugal várias demonstrações que envolvem os operadores, developers e serão em breve alargadas aos retalhistas. O objectivo é dar a conhecer as potencialidades de partilha de conteúdos e divulgação de serviços que esta tecnologia traz, numa altura em que a empresa se prepara para alargar o número de smartphones que suportam a tecnologia.
Para já a Nokia tem apenas disponível o Nokia C7 com NFC, mas que só será activado com a actualização de firmware para Symbian Anna, que está prevista ainda para "este trimestre".
[caption][/caption]
O Nokia N9, já apresentado, vai integrar também o NFC, mas a empresa pretende lançar "bastante mais" terminais até final do ano, nas gamas altas e média, num número que não quer divulgar, adiantou ao TeK Miguel Pedro, Gestor de Programas da Nokia Portugal.
[caption][/caption]
"Já estamos a trabalhar com os operadores móveis com workshops onde mostrámos soluções e eles mostraram-se muito interessados", explicou Miguel Pedro. As soluções possiveis de utilização e rentabilização da tecnologia de utilização de etiquetas NFC é um dos argumentos usa nestas demonstrações, procurando ajudar a criar um ecossistema com soluções mais simples antes de se entrar na área de pagamentos e bilhética.
"As pessoas têm de ter confiança na tecnologia antes de se começar a usar os smartphones para pagamentos", defende o Gestor de Programas da Nokia Portugal.
A utilização das etiquetas NFC em posters ou folhetos promocionais, bastando o cliente aproximar o telefone para fazer download de conteúdos, ou ligar-se a uma página web ou trailer de um vídeo estão entre as demonstrações realizadas, mas também há outras aplicações práticas, como por exemplo a ligação directa para um número de telefone para chamar um Táxi.
Face a outras tecnologias como os códigos bi-dimensionais ou promoções via SMS ou bluetooth, a NFC melhora a taxa de controle sobre o retorno das campanhas já que é possível medir, de forma exacta, quantos clientes tiveram acesso à informação, fizeram o download e, em algumas situações, onde é que estavam quando "tocaram" na etiqueta.
Para estas campanhas o preço das etiquetas pode, porém, ser ainda um entrave face a outras tecnologias, já que cada autocolante com NFC pode custar entre 5 cêntimos e um euro, dependendo do volume de dados que suporta e do tipo de impressão. Isto sem contar com o custo da colocação.
[caption][/caption]
Outras opções mais "personalizadas" podem passar pela utilização doméstica do NFC para ouvir música. Para isso a Nokia lançou em alguns mercados as colunas MD-50, que são activadas ou desactivadas simplesmente pelo toque do telemóvel.
Para já a Nokia está a usar o Open NFC, mas a prazo será o Secure NFC que vai dominar, trazendo maior segurança e novas funcionalidades que são aplicadas a sistemas de bilhética e de pagamentos de proximidade.
A Nokia já tem "histórico" na área de NFC, sendo membro fundador do consórcio NFC Forum e tendo já lançado cinco termianis desde 2004 e participado em cerca de 80 pilotos em todo o mundo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Já pode alugar carros em Portugal através da Uber. Basta ter a app atualizada -
Site do dia
Edite e componha fotografias em segundos com a ajuda de IA com o PhotoRoom -
Multimédia
The Last of Us: Parte II Remastered vai chegar em janeiro à PS5 com novidades -
How to TEK
Como usar o gestor de passwords do Chrome em todos os equipamentos
Comentários