A NOS foi a operadora de telecomunicações que mais investiu no espectro 5G durante o leilão das frequências em Portugal. E passado um ano do início das suas operações, a empresa fez um balanço da sua cobertura, referindo que já cobre 85% da população portuguesa com 5G. A operadora instalou 3.200 antenas, sendo considerado a maior rede 5G do país, refere a empresa em comunicado.

Salienta ainda os números do mais recente relatório do Observatório 5G da Comissão Europeia, que foi publicado em outubro, para reforçar que a cobertura da rede nacional de 5G já está acima da média europeia. Ou seja, Portugal regista 75% de cobertura, enquanto que a média da União Europeia se situa nos 72%. E Portugal está em 7ª na rede 5G mais rápida da Europa, tendo passado países como a França, Alemanha e Espanha. E mesmo em agosto, Portugal já tinha sido colocado entre top 15 das redes com velocidades mais rápidas a nível mundial.

“A NOS sempre disse que iria liderar o 5G, entregando mais valor aos clientes e ao País, e abrindo caminho para mais inovação, competitividade e sustentabilidade. Não só fomos quem mais investiu no leilão, como lançámos a tecnologia 5G no mesmo dia em que obtivemos as licenças”, salienta Miguel Almeida, CEO DA NOS, referindo o compromisso da empresa na cobertura e velocidade da sua rede, tendo contribuído de forma decisiva na colocação de Portugal entre os melhores no que diz respeito ao 5G.

Foram 350 milhões de euros investidos em 5G pela NOS, na resiliência e velocidade da rede. E segundo dados da Ookla, citados pela operadora, a sua rede é 30% mais rápida que a média nacional.

Em julho, a NOS inaugurou o seu Hub 5G no Parque das Nações, naquele que foi mais um investimento de 1,8 milhões de euros. Este Hub pretende ser um laboratório vivo, colaborativo e de cocriação para o desenvolvimento de 5G a nível nacional.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.