O mais recente relatório trimestral relativo ao progresso no desenvolvimento das infraestruturas e redes de nova geração móvel foi disponibilizado pelo Observatório Europeu do 5G. Este é o 16º relatório e junta dois novos países às contas europeias, a Bélgica e Eslováquia, que apenas agora concluíram os seus leilões de espectro 5G. O relatório espelha ainda novos desenvolvimento a nível da União Europeia, tais como os acordos políticos alcançados no programa Década Digital.

A análise reflete agora também os desafios de medir o desenvolvimento do 5G e o seu progresso entre países e operadores. O relatório considera os dados disponíveis publicamente sobre a cobertura 5G, a velocidade das ligações e a extensão dos desenvolvimentos das redes privadas, nos países que divulgam os respetivos dados.

O relatório apresenta ainda uma ferramenta de pontuação da cobertura e velocidades das redes, destacando países como a Itália, Holanda e Dinamarca com quase 100% de cobertura. No caso de Portugal, o país já alcançou 75% da cobertura total de 5G (7.723.689 habitantes), estando bem à frente de Espanha (58,9%) e até da França (74,4%). De notar que a União Europeia dos 27 já tem 66% da população coberta com 5G e inclui indicadores como o uso de partilha dinâmica de espectro e por locais cobertos com pelo menos um operador.

Observatório 5G
Observatório 5G Fonte: Observatório 5G

Não é claro se o novo relatório já inclui os dados partilhados recentemente pela Anacom, que refere que a cobertura chega a 64% dos concelhos em Portugal, (sendo que o relatório do Observatório diz que Portugal tem 61,11% de atual utilização das banda pioneiras 5G, com uma performance de velocidade de rede de 142,05 Mbps).

Este primeiro balanço do desenvolvimento das redes móveis 5G do regulador português mostra que já estão instaladas 2.918 estações em 198 concelhos do país. A Anacom estima que, até ao final de maio, o tráfego cursado em redes 5G represente cerca de 5,3% do total de tráfego de dados móveis, sendo a velocidade máxima medida de 871 Mbps.

5G: Anacom diz que cobertura chega a 64% dos concelhos em Portugal. Estarreja é onde há rede mais rápida
5G: Anacom diz que cobertura chega a 64% dos concelhos em Portugal. Estarreja é onde há rede mais rápida
Ver artigo

Segundo o Observatório Europeu do 5G, para os reguladores e autoridades competentes terem uma noção mais detalhada sobre o desenvolvimento das redes de quinta geração, estes precisam de informação sobre as velocidades de download. Estas métricas raramente são partilhadas pelos operadores e autoridades, por isso, são utilizadas ferramentas externas de empresas como a Ookla e a Open Signal.

O relatório não lista Portugal nos testes da Ookla, mas anteriormente a ferramenta já tinha destacado Portugal como um dos países da Europa com velocidade mais rápida da Europa, ainda que não dentro do contexto 5G. Por outro lado, nos testes de velocidade 5G da Open Signal partilhados pelo Observatório colocam Portugal não apenas Top 15 europeu, mas a nível global. O país registou mesmo um quinto lugar em termos de pico de velocidade de download, com 738,1 mbps, tendo apenas pela frente a Coreia do Sul, Eslovénia, Noruega e Suécia, e considerando que o primeiro lugar tem um pico de 866,9 Mbps.

Velocidade 5G
Velocidade 5G Fonte: Observatório 5G

Já em relação às velocidades médias, Portugal surge em 12º a nível global, com 216,3 Mbps de velocidade. Portugal registou ainda um 14º lugar global em matéria de upload, tendo registado 28,9 Mbps, considerando que ficou à frente de países como a Alemanha.

Considerando que o 5G promete oferecer serviços a diversas indústrias, os chamados "verticais" incluem negócios como a agricultura, fábricas e logísticas. Estas são dependentes de redes 5G privadas, ou seja, aquelas que não são acessíveis pelo público geral. Como tal, não podem ser medidas por ferramentas como a Ookla e a Open Signal.

O Observatório 5G diz estar dependente dos anúncios públicos seja dos vendedores de equipamentos ou operadores das redes mobile. É referido que em alguns países como a Alemanha, os reguladores disponibilizaram licenças de espectro dedicadas ao 5G Vertical. Países como Itália e Portugal não têm aprovisionado no momento espectro dedicado a verticais 5G, o que dificulta traçar o relatório neste campo.

É ainda referido que Portugal apresenta dois corredores 5G, Porto-Vigo e Évora-Mérida, ligando o país a Espanha.

Observatório 5G
Observatório 5G Fonte: Observatório 5G