Em 2002 a NASA colocava no espaço os satélites GRACE que tinham como missão controlar o degelo das plataformas de gelo, os efeitos da seca e as alterações do nível dos oceanos. Os satélites foram desativados no ano passado e passarão a ser substituídos pelo par GRACE-FO, que vão ser lançados hoje pela SpaceX, ao serviço da NASA, na base da força aérea de Vandenberg, na Califórnia. Os novos GRACE serão colocados em órbitra por um foguetão Falcon 9, que inclui ainda na sua carga cinco satélites de comunicação mobile Iridium-NEXT.
A partida foi bem sucedida e está prestes a ser completado o resto da missão.
A SpaceX explica que os satélites GRACE-FO serão libertados cerca de 12 minutos após descolagem, seguindo-se os restantes Iridium, uma hora depois. Pode acompanhar a missão em direto via streaming no canal da SpaceX a partir das 20:45.
Quando os satélites GRACE-FO começarem a operar em órbita do planeta, estes irão trabalhar em conjunto, a uma distância de 220 KM um do outro. Os cientistas anotam a passagem dos satélites pelas massas de água, registando as alterações na gravidade. Ao medir constantemente a distância entre as duas sondas, é possível criar um mapa da gravidade da Terra mensalmente. As alterações registadas no mapa permitem observar como a água está distribuída pelo planeta.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada após a partida do Falcon 9. Última atualização 21h23
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários