Esta quarta-feira, avança oficialmente o Autonomic Communication Forum, um projecto que assenta num espaço online onde se juntam mais de 45 empresas e institutos de investigação de toda a Europa no objectivo comum de definir o futuro das comunicações e, por sua vez, da Internet.




"A iniciativa é fundada com base de que uma mudança radical de paradigma em direcção a uma rede autónoma auto-organizada, auto-gerida e contextualizada é a única resposta possível à elevada complexidade e exigência que se colocam actualmente à Internet", explica-se a partir do site.




Por isso, contribuir para o desenvolvimento de uma visão comum e compreensiva da comunicação autónoma como um novo paradigma da comunicação para auxiliar na concepção de redes de futuras ou gerar, identificar e promover áreas de investigação visionárias e tendências tecnológicas para a próxima geração de redes com vista fazem parte do conjunto de objectivos a que estas entidades se propõem com a criação deste projecto.




Entre os seus propósitos contam-se igualmente a disseminação dos próprios conceitos de comunicação autónoma e a disponibilização de uma plataforma para a apresentação dos resultados das investigações conduzidas nesta área.




O Autonomic Communication Forum está intimamente ligado com uma área de Investigação e Desenvolvimento do programa de Tecnologias da Sociedade da Informação da Comissão Europeia, denominada "Comunicação Situada e Autónoma", lançada recentemente pela Future and Emerging Technologies Unit, na quarta chamada daquele programa. O site apresenta um link directo para os interessados em conhecer melhor esta área.




Notícias Relacionadas:


2004-10-14 - Bruxelas aprova novo financiamento para área de IST

2004-07-09 - 6º Programa Quadro motiva 5.573 propostas de entidades portuguesas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.