Os Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa (OTLIS) estão a testar, juntamente com a Optimus, TMN e Vodafone e com a Oberthur Technologies, um novo sistema que permite a compra e carregamento de títulos através do telemóvel.

Numa primeira fase, a solução funcionará apenas no Metropolitano de Lisboa, condicionada a um grupo de cerca de 100 participantes pré-seleccionados que irá testar todas as potencialidades da nova tecnologia e a mobilidade oferecida.

Numa fase mais avançada, o teste será alargado a outros operadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa, designadamente a Carris, CP e Transtejo/Soflusa.

Joaquim Reis, presidente do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa, adiantou ao TeK que, no primeiro semestre de 2010, 90% de todos os transportes da área da Grande Lisboa estarão servidos com sistemas de bilhética sem contacto, que facilitarão a disseminação da nova solução.

Assentando na tecnologia Near Field Communication (NFC), o novo serviço prevê que o acesso aos transportes públicos se faça encostando o telemóvel aos validadores ou portas de acesso, como hoje acontece com os cartões Lisboa Viva e VivaViagem. Para tal os terminais têm de suportar esta tecnologia, o que por enquanto acontece com um número reduzido de equipamentos.

Embora não se conheça o número de terminais com NFC a circular em Portugal, Joaquim Reis adiantou que a Nokia está a preparar o lançamento de equipamentos com esta tecnologia e que estão também a ser estudadas alternativas, como a possibilidade de adicionar um chip NFC ao telemóvel.

O carregamento do titulo de transporte será feito no multibanco, mas está igualmente pensado o carregamento de títulos "over the air", numa área específica disponível através de Internet móvel, eliminando a necessidade de deslocação ao ponto de venda ou a uma caixa Multibanco.

A utilização do telemóvel nos transportes públicos será possível mesmo com a bateria descarregada, garante-se.